Pesquisar

O Senhor dos Ladrões
Cornelia Funke
Páginas: 367
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 4/5


“Os adultos não se lembram mais de como era ser criança. Mesmo quando dizem que sim.”

Da autora de Coração de Tinta, o livro conta a história de Próspero e Bo. Os garotos são órfãos sob a guarda de sua tia, Ester Hartlieb, que pretende mandar Prop, o mais velho, para um internato e adotar o pequeno Bo. Sabendo disso, as crianças fugiram para a cidade de Veneza, com a esperança de que sua tia não os encontrasse.

Mas os pequenos órfãos chegam na cidade sem ter sequer um abrigo, e é quando conhecem uma menina chamada Vespa. A garota vive com mais outros dois órfãos, Ricchio e Mosca, no abandonado cinema Stella. Seu protetor é Scipio, o autointitulado Senhor dos Ladrões, um garoto que rouba casas luxuosas de Veneza para sustentar as crianças de rua.

Scipio é contratado para um trabalho especial: surrupiar uma asa de madeira da casa da fotógrafa Ida Spavento. O objeto tem propriedades mágicas, e logo todos estarão envolvidos numa aventura onde crianças viram adultos e vice-versa.

“É bastante prático ser pequeno. A gente não chama tanta atenção e mata a fome mais depressa.”


Os personagens de mais destaques foram Próspero e Scipio. Prop que tem aquele clássico comportamento de irmão mais velho super responsável e cuidadoso, e Scipio com sua misteriosa história.

Vespa é a única garota do grupo e definitivamente a mais responsável. Por mais que Próspero tenha todas as preocupações para manter Bo seguro, a menina é a mais cuidadosa com suas ações, além de mais esperta.

E por falar em Bo, o garotinho de mais ou menos cinco anos que é descrito com a aparência de um anjo, porém não passa de apenas um garotinho. Ele é completamente fascinado por Scipio e se tornar um ladrão. Um garoto de personalidade mimada e que não pensa em suas atitudes.

Temos também os personagens menos comentados, como Mosca e Riccio, os mais rebeldes e imprudentes do grupo todo. Além de figuras como Vitor Getz, o detetive contratado por Esther para achar os garotos e a adorável fotógrafa Ida Spavento.

~Talita B.


Deixe um comentário