Pesquisar


Nome: Um Mais Um
Autora: Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: 
Intrínseca
Classificação: 5/5

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro
problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia.

“A mãe de Marty, em suas raras visitas, chamava Tanzie de CDF. Dizia isso como se essa não fosse uma qualidade muito boa para uma pessoa.”

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança.
Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário. 

*****

Podemos ver a capa do livro como um pequeno resumo do que vai acontecer. Esses personagens distintos irão se encontrar e conectar em uma trama envolvente com dois personagens de mundos diferentes, mas que não estão tão longes um do outro.

Jojo é incrível. Maravilhosa. Ela consegue surpreender mesmo em um livro tão leve quanto esse. Você lê a sinopse do livro e espera encontrar algo estupidamente fofo e adorável, mas, mesmo que o livro ainda tenha um pouco disso, Jojo vai um pouco além do que se espera. Sua escrita é bem feita e maravilhosa.

A trama gira em torno desses personagens e sua longa viagem para a Escócia. Uma viagem que formou um elo entre eles e transformou-os em uma família. Uma estranha e incomum família, mas com um grande potencial para ajudar uns aos outros. E isso é o que amo mais na Jojo. Os personagens criados pela autora são simplesmente  cativantes e suas protagonistas mulheres fortes e decididas.

“Um Mais Um” é um livro simples e amável, com uma história que, apesar de previsível, tem o potencial de encantar a todos.

“Gostamos mais de cachorro do que de gente, não é, Jack? Os cães são, sem dúvida, mais fáceis de agradar.” 

~Talita B. 


Deixe um comentário