Pesquisar



Livro: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Nota: 5/5 ()

Alex e Rosie se conhecem desde os cinco anos de idade.
Sempre estudaram na mesma escola e compartilharam cada detalhe de suas vidas com o outro. Eles eram os melhores amigos perfeitos: unidos, divertidos e sinceros sobre quase tudo... E não precisavam de nada ou ninguém, pois tinham ao outro.
Isso até que o pai de Alex recebeu uma promoção e teve que mudar-se para Boston no último ano do Ensino Médio, fazendo com que o melhor amigo de Rosie abandonasse a Irlanda e seguisse sua família, mesmo que cada osso de seu corpo implorasse para nunca soltar a mão da garota de cabelo ruivo que sempre corrigira seus erros de ortografia.

"Ex-namoradas são facilmente esquecidas. Melhores amigos ficam para sempre."

Você pode pensar que esse foi o início de uma história de amor. Que a distância fez com que percebessem o quão desesperadamente apaixonados estavam, e como não paravam de contar as horas até que o Baile de Formatura chegasse e eles pudessem, finalmente, se reencontrar.
No entanto, este amor começara treze anos atrás - com a inocência de duas crianças. E a distância, apesar de acentuar o sentimento, não fez com que eles se abrissem. 
E o Baile de Formatura...? Ele não foi o dia mais feliz de suas vidas - se Alex ao menos conseguisse chegar a tempo! -, porém marcou o início de uma nova fase.

''Como a vida é engraçada, né? Bem na hora em que você pensa que está tudo resolvido, bem na hora em que você finalmente começar a planejar alguma coisa de verdade, se empolga e sente como se soubesse a direção em que está seguindo, o caminho muda, a sinalização muda, o vento sopra na direção contrária, o norte de repente vira sul, o leste vira oeste, e você fica perdido.''

 Aos dezoito anos e grávida, Rosie acabara desistindo de projetar seu futuro em Boston e se viu presa na casa de seus pais enquanto criava uma filha cujo pai não sabia de sua existência. E Alex foi forçado a começar não somente a faculdade de medicina, mas também sua vida.
E é assim que duas esposas, um marido e três filhos depois, Alex e Rosie continuaram a ser melhores amigos e a viver vidas infelizes, constantemente sendo enganados pelo que chamamos de destino e perdendo inúmeras chances de finalmente construírem um lar juntos.
"Simplesmente Acontece" é um romance escrito em forma de cartas, e-mails e bilhetes que acompanha não somente a história dos melhores amigos, mas também de Katie, a filha de Rosie, e Toby, seu melhor amigo. Resumidamente: Este é um livro que acompanha a vida e o desenvolvimento dos personagens por quarenta e cinco anos.
E também é o drama mais frustrante que já li em toda a minha vida.

''Não temos muitas certezas na vida, mas de uma coisa tenho certeza: você tem que lidar com as consequências dos seus atos. Tem que seguir adiante, levar certas coisas até o final.''

Durante a leitura, centenas de milhares de reviravoltas acontecem com todos os personagens. Amores vêm e vão com tanta rapidez quanto os personagens envelhecem. Desavenças ressurgem ao lado de antigos sentimentos, e rapidamente o leitor encontra-se perdido em meio às [des]aventuras amorosas de Alex, que tem a irritante mania de se casar com megeras, e Rosie, que acaba abdicando de todos os seus sonhos para tentar construir uma família que, logo, seria arruinada.
Em determinado ponto, você passa a acompanhar a trajetória dos personagens para ter certeza de que Cecelia escreveria um final feliz - eles se conhecem desde os cinco anos! Quão mais fácil seria se houvessem percebido o quão apaixonados estavam aos dezesseis? - e suspira aliviadamente ao chegar à última página.
Quarenta e cinco anos procurando alguém que já estava ao seu lado pode ser um tanto exaustivo. Entretanto, Ahern criou "Simplesmente Acontece" para que permanecesse intocado pela magia da literatura e dos bons e velhos contos de fada. Acompanhando o curso da vida real, a autora conquistou milhares de leitores - incluindo esta que vos fala - com sua escrita bem-humorada e surpreendentemente leve.
O que tinha tudo para ser uma leitura cansativa e amarga, acabou convertendo-se em prazerosa e divertida.

''As pessoas vêm e vão e nós sabemos que isso acontece, mesmo assim sofremos um choque enorme quando acontece.''
Daniele Almeida.


Deixe um comentário