Pesquisar

Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e corpos ocupam o terreno fora e dentro das trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

O que dizer do filme?

O filme começa mostrando-nos crianças que estão sendo ensinados a odiar outras nações. "Joyeux Noel" (Feliz Natal) se baseia num acontecimento histórico e um momento simbólico de paz e de alegria em meio a um dos eventos mais violentos da história moderna: A primeira Guerra Mundial.

A “Christmas Truce” (Trégua de Natal) foi uma série de cessar-fogo, mas não oficiais difundidos ao longo da Frente Ocidental por volta do Natal de 1914. Na semana que antecedeu ao feriado, soldados alemães e britânicos cruzaram trincheiras para trocar cumprimentos e conversar.  Homens jogavam jogos de futebol com soldados de outras nações, sendo uma das imagens mais marcantes da trégua. No entanto, o comportamento pacífico não era onipresente; combates continuaram em alguns setores, enquanto em outros tomavam providências para recuperar os corpos.

O filme é em Francês, Inglês e Alemão e segue dois ou três personagens de uma trincheira alemã, um escocês, e uma trincheira francesa ocupada em parte por soldados cujas casas são apenas um pouco sobre a linha alemã. Grande parte dos personagens mostrados são de incrível simpatia e demonstram o quanto o momento os emocionou e como ainda pode-se ter fé na humanidade mesmo em tempos como esse.

Há também uma personagem feminina em meio aos três batalhões inimigos. Essa mulher, uma cantora de ópera, que veio junto ao seu namorado não se encaixou na trama de modo algum. Ela e seu namorado, também um cantor lírico, ficaram mais deslocados nesse grupo e simplesmente não combinavam com o clima vivenciado. Mesmo que tenham algumas explosões não é uma obra sobre a guerra, então não vá esperando um filme cheio de tiros.


Joyeux Noel é um grande achado. Um filme maravilhoso, repleto de significados e cheio de beleza com um final emocionante.




Título: Joyeux Noël (Br: Feliz Natal)
Gênero: Drama, Guerra, Histórico
Distribuidora: Columbia Pictures
Diretor: Christian Carion
Lançamento: 2005
Nota: 5/5


Indicações de filmes:

è Miracle on 34th Street (Milagre da rua 34)
è Love Actualy (Simplesmente Amor)
è Serendipity (Escrito nas estrelas)


~ Talita Becalli ~


2 Comentários

  1. Eu gosto muito de assistir filmes. Sempre me pego vendo, dos mais variados gêneros. E o que dizer de "Feliz Natal"? É muito interessante saber que em meio a uma catástrofe [a tal guerra] ainda existe a confraternização. Acho que esse é o poder do Natal . Gostei muito da indicação :DD

    Rodolfo
    Atributos de Verão
    http://atributosdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodolfo
      Essa confraternização foi uma ótima demonstração de espírito natalino. Espero que veja e adore o filme.

      Excluir