Pesquisar

Rose Pamphule tem 21 anos de idade, mora com os pais e está prestes a ficar noiva de, como diria seu pai, “um bom partido” de sua cidade. Mas ela deseja ser algo maior do que uma dona de casa. Ela deseja independência. Esses pensamentos ambiciosos a levam a tentar um emprego de secretária no escritório de Louis, embora suas habilidades como uma deixem muito a desejar. Como secretária ela definitivamente não tem um futuro muito promissor. Porém, Louis possui um grande espírito competitivo e após ver a velocidade com a qual a garota consegue digitar decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.

Ele passa a treiná-la até que apareça uma oportunidade para a competição com a ajuda de sua amiga Marie, uma professora de piano, enquanto faz uma aposta com seu amigo que Rose será a nova campeã, não importando com quem tenha que competir. Quanto mais próxima de seu chefe ela se encontra, mais o conhece e começa a ter a certeza de que possa estar começando a ter sentimentos mais profundos sobre ele.

O que dizer do filme?

É um filme maravilhoso para os cinéfilos, amantes do cinema, e para aqueles que amam o clima da década de 50. A reconstituição da época e os figurinos causam um sentimento de nostalgia mesmo em quem não viveu em tal período. A obra foi feita sem muitos gastos ou manobras cinematográficas que podemos encontrar nos dias de hoje, tendo um roteiro bastante simples.

A Datilógrafa é uma comédia romântica francesa atual, mas com o charme e ingenuidade dos grandes anos 50. Possui as características básicas de uma ficção chick-lit: romance leve e divertido. Mesmo sendo uma história previsível ela pode lhe proporcionar uma viagem no tempo, além de ser bastante agradável.


Filme: Populaire (Br: A Datilógrafa)
Diretor: Regis Roinsard
Distribuidor: Paris Filmes
 Lançamento: 2013
Nota: 4/5


~Talita Becalli


2 Comentários

  1. Eu já ouvi falar desse filme, parece ser bem simples na história e com uma bela fotografia de época.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando peguei o filme para assistir nunca havia ouvido falar dele. Talvez porque seja uma produção francesa e aqui realmente não colocam um foco sobre elas. Mas sempre é interessante esse cenário de época.
      Bjs

      Excluir