Pesquisar

Livro: O Beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
Páginas: 319
Editora: Nova Fronteira
Classificação: 



"O beijo da sombras" é o primeiro livro da saga Academia de Vampiros (Vampire Academy), escritos pela autora Richelle Mead.

No universo de Vampire Academy existem duas raças de vampiros: Os strigois e os morois. Assim como também uma raça mestiça de humanos e vampiros, os Dhampirs. (Se quiserem detalhes sobre as três raças dêem uma olhada no post anterior a esse: Keep Eyes On: Richelle Mead )

Rose Hathaway é uma dhampir, como tal deve ser treinada para futuramente proteger a um moroi. Para que esse treinamento aconteça ela deve estudar em uma academia como a escola St. Vladimir, onde fora criada.

Vasilisa (Lissa) Dragomir é sua melhor amiga. Uma moroi de uma das 12 famílias da realeza e a última de sua família.

Quando comecei a ler esse livro pela primeira vez não tive uma recepção boa do primeiro capítulo. Achei estranho ser narrado por Rose, quando pela resenha fazia parecer que Lissa fosse a personagem principal. Mas continuei lendo.

Hoje já devo ter relido a este livro 10 vezes, no mínimo. A verdade é: O livro começa mesmo com a aparição de Dimitri Belikov, o dhampir responsável pela volta das meninas à St. Vladimir.

Durante dois anos as garotas estiveram fugindo da escola, e, por isso, Rose está terrivelmente atrasada com seu treinamento. Com a ajuda de Dimitri, ela logo alcançará o resto da turma.

"- Você vai ter aulas particulares com Belikov?
- Vou, e daí?
- O cara é um deus.
- Não acha que está exagerando, não.
- Não, estou falando sério... Se você está com dor agora, vai estar morta quando ele tiver acabado com você."

As duas garotas encontram o perigo agora que estão dentro da escola. Mas o inimigo está mais perto do que qualquer uma poderia imaginar. Em alguém que elas acreditavam poder confiar. Alguém que não se arrependerá de tudo o que fez.

"Eu não me arrependo do que fiz com ela - declarou ele, recostando-se contra a parede. - Faria de novo se pudesse. Acredite você no que quiser..."

Mas antes de fazer um comentário geral sobre o livro, preciso me ater a alguns personagem, individualmente:
Lissa Dragomir: A relação de amizade dela com Rose, como as duas sempre estão prontas a dar qualquer coisa para ajudar a outra, é linda. Uma relação além do laço que une as duas.

Christian Ozera: Ele é um personagem importante na série, longe de qualquer coisa sobre o seu relacionamento com Lissa. Chris tem seu jeito sarcástico e forte, assim como pensamentos diferentes da maioria dos morois.


"Essas regras são idiotas. Se usássemos a magia como arma, me vez de usá-la apenas para aquecer ambientes e outras bobagens, os strigoi não continuariam matando todos nós."

Victor Dashkov: Um personagem intrigante. Victor é inteligente e sábio, além de bem perceptivo, pois fora um dos poucos a entender mais sobre o laço de Lissa.
Rose Hathaway: Impetuosa e insubordinada. Rose tem dificuldades em obedecer aos outros, mas por Lissa ela o fará. Forte e agressiva. Sua paixão e determinação são tanto uma arma como uma fraquesa. 

"Sozinha no quarto, mais tarde, chorei pela primeira vez em anos."

O motivo de ter escolhido esse quote é pelo que alguns pensam de Rose. Ela é forte por natureza e difícil de abater, mas isso não significa que ela seja invencível.
Dimitri Belikov: Um guardião de muito destaque. Dimitri é idolatrado por muitos, por ser ainda jovem e ter tamanha experiência. Ele é centrado e controlado. Possui um respeito enorme por regras. Um senso de moral e obediência pelo maior pensamento de todos os dhampir que treinam para serem guardiões: "Eles vem primeiros".

"Não importa como eu me sinto. Eles vêm primeiro. Protegê-los é o mais importante."

Sua personalidade é tão diferente da de Rose, ao mesmo tempo em que são bem parecidos. 

#Richelle escreveu um livro que marcou muito a minha vida, um livro que eu não imaginava o quanto poderia gostar. Além de ser uma pessoa maravilhosa, Rich escreveu essa maravilhosa saga que inovou meus pensamentos sobre livros de vampiros.

Mas eu não penso em "O Beijo das Sombras", assim como os demais livros da série. como um livro sobre vampiros, porque, para mim, Vampire Academy é só um nome. Antes de qualquer coisa, o livro é sobre Rose. Uma dhampir, não uma vampira. 

É um livro para adolescentes, com toda certeza, mas isso não quer dizer que outros não possam gostar. Ação, Romance, Comédia. Tudo em um só livro. *Sim, reparei que não fui nem um pouco imparcial, Leia o livro e entenderá o porquê! ;)*

"Você foi beijada pelas sombras. Você atravessou a fronteira da Morte, passou para o outro lado, e retornou. Você acha que uma coisa como essa não deixa marcas na alma? (...) É por isso que você é tão impetuosa nas coisas que faz. Você não reprimi seus sentimentos, suas paixões, suas raivas. Isso faz com que você seja extraordinária. Faz com que seja perigosa."

~Talita Becalli 


Deixe um comentário